VOLTA DA PAMPULHA, PRÉVIA PARA A SÃO SILVESTRE 2011

QUENIANOS DOMINAM A 13ª VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE.

Barnabas Kiplagat Kosgei conquista o bi no masculino, enquanto a compatriota Nancy Kipron é tri na prova mineira. Brasileiros vão ao pódio.

Pontualmente às 8h (horário de Brasília) deste domingo, com o tempo nublado, temperatura de 22ºC e umidade do ar de 65%, 13 mil corredores largaram para os 17,8 km da 13ª edição da Volta Internacional da Pampulha. Só deu Quênia: vencedor de 2010, Barnabas Kiplagat Kosgei conquistou o bicampeonato no masculino, enquanto a sua compatriota Nancy Kipron sagrou-se tricampeã da prova mineira.

No início da disputa masculina, Miguel Luciano e Antônio Ferreira da Silva, ambos do Cruzeiro, serviram como coelhos da prova e dispararam na ponta nos primeiros três quilômetros, mas logo foram engolidos pelos demais corredores da elite. Aí foi a vez de Giovani dos Santos assumir a ponta do pelotão de elite, à frente dos africanos e dos demais brasileiros. A partir daí, 12 corredores passaram a ocupar o pelotão da frente e se revezaram na liderança.

largada da corrida da Volta da Pampulha  (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Recorde de inscritos: 13 mil largaram para a Volta da Pampulha 2011 (Foto: Luisa Prochnik / GE.com)

Em meio a tantas feras, os milhares de corredores amadores deram um colorido especial à prova, com fantasias, cartazes e muito bom humor. Até um cachorrinho acompanhou por um bom tempo o pelotão de elite, passando pelos belos pontos turísticos às margens da Lagoa da Pampulha, muitos deles com arquitetura de Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx.

Metro a metro, o pelotão da frente foi ficando cada vez mais enxuto e os verdadeiros candidatos à vitória foram se destacando. Na metade da prova, oito corredores ainda brigavam: três quenianos, um tanzaniano e quatro brasileiros. O grupo foi liderado por alguns quilômetros por José Márcio Leão, do Cruzeiro.

Tentando manter uma média de no máximo três minutos por quilômetro, o pelotão de elite desgarrou com apenas seis corredores na briga pela vitória, a partir do 12º quilômetro: um queniano, um tanzaniano e quatro brasileiros, com a liderança de Paulo Roberto de Almeida Paula

No quilômetro final, dois brasileiros contra um queniano correndo a uma velocidade de 21 km/h disputaram passada a passada. E deu Quênia pela quarta vez seguida. Num sprint sensacional nos últimos metros, Barnabas Kipilagat Kosgei assumiu a liderança e conquistou o bicampeonato com o tempo de 53m09s. Os brasileiros Damião Ancelmo de Souza, em segundo, e Paulo Roberto de Almeida Paula, em terceiro, chegaram logo atrás. Foi a oitava vitória queniana na prova masculina contra apenas cinco dos brasileiros. O brasileiro Giomar Pereira da Silva e o tanzaniano Nelson Priva Mbuya completaram o pódio.

“No ano passado, a gente já tinha visto essa disputa no fim e esse ano foi ainda mais emocionante. Tentamos abrir no início da prova para eliminar os quenianos, mas ele (Barnabas Kosgei) surpreendeu a gente na chegada, é um corredor muito forte”, admitiu Damião, o melhor brasileiro na prova pelo segundo ano consecutivo.

QUENIANA VENCE COM BOA VANTAGEM

No feminino, a queniana Nancy Kipron, que já havia vencido os 10k no Rio de Janeiro no mês passado, correu sozinha os quilômetros finais e chegou ao tricampeonato da prova (2011, 2008 e 2007), com o tempo de 1h02m41s.

Foi a sexta vitória do Quênia, sendo a quinta seguida, contra sete das brasileiras. Completaram o pódio, a brasileira Sueli Pereira Silva, a queniana Jacklyne Chemwek, a brasileira Tatiele Carvalho, repetindo quarto lugar de 2010, e a brasileira Marili dos Santos

FONTE:.http://globoesporte.globo.com/atletismo/

Anúncios

Sobre atletismoufbanilson

ESTUDANTE DE JORNALISMO UFBA ATLETA VELOCISTA CORREDOR DE 1OO, 200 E 400MT RASOS
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s